Um atuador é um dispositivo de uma maquina que faz a movimentações ou o controle de cargas e mecanismos. O atuador pode ser operado por energia, seja por fluido pressurizado, ar ou eletricidade/ A energia então é convertida em movimentos ou força para atingir controle.
Pneumático.
O atuador linear pneumático consiste em um pistão que se localiza dentro de um cilindro oco. A pressão de uma bomba pneumática externa move o pistão para dentro do cilindro e, a medida que a pressão aumenta, o cilindro se move ao longo do eixo do pistão, e com isso cria uma forca de mola ou fluido sendo fornecido para o outro lado do pistão.
Vantagem.
Um dos grandes benefícios dos atuadores pneumáticos é devido a sua simplicidade.
As aplicações mais típicas dos atuadores pneumáticos envolvem áreas onde as condições envolvem temperaturas extremas, uma faixa de temperatura típica é de -40 ° F a 250 ° F.
Em termos de segurança o uso do atuador pneumático evita o uso de materiais perigosos. Eles também atendem aos requisitos de proteção contra explosão e segurança de máquinas.
Elétrico
O Atuador Elétrico é um dispositivo que converte a energia elétrica em energia cinética. O atuador pode ser entendido também de uma maneira mais simples, ele funciona como um motor ou interruptor que é operado por distancia, e com isso se abre uma grande variações de movimentações em modo remoto. Os atuadores elétricos são em sua grande maioria utilizado em aplicações com controladores de portas, aberturas, atuações de válvulas e em processos de maquinação.
Os atuadores elétricos oferecem a configuração de controle de precisão mais alta. Suas configurações são dimensionáveis para qual finalidade será aplicada ou requisito de força , e também são mais silenciosos que os atuadores pneumáticos e, criando a possibilidade de utilizar em uso suave e repetitivo