Neste artigo iremos falar a diferenciação das válvulas borboleta e esfera, informando e tirando as duvidas de qual ocasião devem ser utilizadas. As válvulas estão entre as famílias de válvulas de um quarto de giro e funcionam de forma muito semelhantes, pois ambas são usadas para serviços on-off ( Liga-Desliga).
A Válvula Borboleta por conta de sua construção simples é conhecida por baixo peso e também por custos mais baixos e garantindo a total vedação.
Ao contrario da válvula borboleta a válvula esfera que em determinados casos garante a maior vedação, pois a válvula borboleta mesmo que consiga garantir uma grande vedação não é aconselhada para alguns materiais como o gás.
Melhor aplicação de cada válvula.
Válvula esfera
Umas das melhores opções quando se precisa de uma vedação ou uma abertura rápida, com a facilidade de operação, possui uma grande vedação mesmo em alta pressão garantindo que sua a taxa de perda seja quase 0. Não e recomendada para trabalhos de regulagem de fluxos pois sua forma esférica de seu obturador .
Válvula Borboleta
Ao contrario da válvula esfera a válvula borboleta pode ser usada pra serviços de modulação de fluxo que podem ser lineares ou iguais.
Diferenças.
As Válvulas borboleta possuem um custo mais baixo e geralmente são mais leve do que outros tipos de válvulas. Uma válvula borboleta para um tubo de grande diâmetro é muito menor que seu equivalente de válvula de esfera.
As válvulas borboleta não vedam tão completamente em determinanados produtos, e raramente são usadas para controlar os fluxos de gás. Válvulas de esfera fornecem um selo confiável.
Em aplicações de alta pressão, a válvula esférica fornece uma características de corte superiore a válvula borboleta , além de não ter problemas para girar ou precisar de um esquema de balanceamento de pressão.
Pois não existe uma válvula universal que possa vedar qualquer tipo de material, e é necessário ter um especialista na área para a melhor escolha de qual válvula se aplica para cada caso.