16/09/2019
Como funcionam as máquinas pneumáticas?
As máquinas pneumáticas precisam de cinco componentes para fabricar, armazenar, controlar, mover e usar ar comprimido:
Os dispositivos pneumáticos possuem toda a sua energia no ar comprimido que usam, então você provavelmente pode ver imediatamente que eles precisam de seus componentes principais, que são :
Há mais uma coisa que precisamos em um sistemapneumático. Como o ar é um gás muito compressível, um sistema básico que liga um compressor a um atuador através de um circuito e uma válvula funcionaria muito lentamente.
Quando você o ligava, levava tempo para o compressor empurrar o ar pelo circuito e acumular pressão suficiente para fazer o atuador se mover. Portanto, uma máquina pneumática também possui um reservatório (um balão, com efeito), onde um pouco de ar comprimido é armazenado sob pressão, pronto para fornecer força quase instantânea assim que a válvula de operação é aberta.
Como já vimos, a pneumática e a hidráulica usam fluidos para mover força e energia através de máquinas simples (e não tão simples). Ambos são adequados para fazer as máquinas se moverem para frente e para trás (movimento recíproco) e podem operar a distâncias consideráveis do compressor ou da bomba, sem a necessidade de coisas como correias transportadoras ou engrenagens . Ambos podem alcançar uma potência considerável com máquinas relativamente leves (essa é uma das razões pelas quais os dentistas às vezes usam brocas de dentes pneumáticas, que são extremamente poderosas, mas muito leves).
Se ambos os tipos de energia de fluidos executam trabalhos semelhantes, por que você usaria uma máquina pneumática em vez de hidráulica, ou qualquer uma delas no lugar de algo elétrico? Há todos os tipos de considerações diferentes a considerar.