27/11/2018
A primeira válvula solenóide foi a válvula de controle solenóide, vendida e fabricada em 1910. Então, na década de 1950, os fabricantes começaram a distribuir válvulas solenóides moldadas em plástico. A mudança para o plástico significava que as válvulas solenóides eram agora mais eficientes, confiáveis, resistentes à corrosão e resistentes a produtos químicos.
Essa tendência de melhoria continuou até o final do século XX. Por exemplo, a partir dos anos 70, os fabricantes começaram a produzir válvulas solenóides de desligamento automático, que eram mais seguras e fáceis de operar do que as válvulas de fechamento de controle manual.
Na década de 1990, governos de todo o mundo, bem como organizações independentes, começaram a criar padronizações de válvulas solenóides, o que possibilitou uma maior frequência de comércio internacional, facilitar as colaborações entre empresas e facilitar a manutenção. Hoje, os padrões mais novos também restringem o uso de substâncias perigosas na fabricação de válvulas, de modo a melhorar sua compatibilidade com o meio ambiente. Hoje, grande parte da fabricação e inovação de válvulas está focada em saúde e sustentabilidade.
Processo de Produção Os
fabricantes produzem válvulas solenóides através de uma variedade de processos, tais como: usinagem CNC, solda a laser, moldagem por injeção e enrolamento de bobina. Depois de fabricar os componentes da válvula, eles os montam.
Esses componentes incluem: a bobina da válvula solenoide, a válvula, uma porta de entrada, uma porta de saída, uma mola, um orifício e um atuador. Freqüentemente, o solenóide também possui vedações.
Materiais Os
fabricantes têm uma grande variedade de materiais disponíveis para construir suas válvulas solenóides. As válvulas podem ser feitas de materiais plásticos e metálicos, como PVC, polipropileno natural, PTFE, CPVC, aço inoxidável, bronze, alumínio e latão. Selos, como selos viton ou selos nbr, geralmente são feitos de algum tipo de borracha. Ocasionalmente, os fabricantes fabricam vedações de aço inoxidável.
Projeto e Personalização Os
fabricantes de válvulas solenóides fazem escolhas com base nas especificações de aplicação, tais como: fluido natural / gás no interior do tubo (corrosividade, perigosidade, viscosidade, acidez etc.), ambiente, frequência com que o tubo será usado e requisitos padrão de aplicação. Com base nas especificações, eles podem escolher aspectos de projeto como: tamanho da válvula, material da válvula, tipo e configuração da válvula e número de portas.
Os fornecedores podem personalizar seu sistema de válvulas solenóides de várias maneiras. Por exemplo, eles normalmente criam válvulas com duas áreas de conexão e um orifício, mas também podem produzir válvulas com três áreas de conexão e dois orifícios. Da mesma forma, enquanto eles normalmente projetam válvulas para funcionar usando uma fonte de energia de 12 volts DC, eles também podem personalizá-las para trabalhar com fontes de energia de 3, 6 ou 24 volts. Eles também podem fornecer a você: níveis de pressão, retorno por mola, tamanho da válvula, etc.
As válvulas solenóides funcionam com dois componentes principais: uma bobina solenóide e uma válvula. A bobina é uma bobina de fio magnetizada que vem de uma série de cargas elétricas e, em seguida, emite um fluxo de corrente. Este fluxo de corrente gera um campo magnético que converte energia elétrica em mecânica para mover o atuador. O atuador é uma extensão da válvula; ele, juntamente com uma corda presa, é responsável por mover a válvula de uma posição aberta para fechada.
As válvulas solenóides são geralmente construídas como dispositivos normalmente fechados (NC) ou normalmente abertos (NO). Válvulas normalmente fechadas operam com uma haste ou pino interno, chamado de pistão, mantido no lugar pela bobina do solenóide, que bloqueia o fluxo de corrente. Para ativar o fluxo em uma válvula NC, uma carga eletromagnética deve ser enviada através da bobina, que então elevará o atuador para permitir o fluxo. NENHUMA válvula, por outro lado, é o oposto. Eles vão fechar quando o solenóide for ativado.
As válvulas solenóides são definidas por três componentes gerais, para ajudar os fabricantes a selecionar qual válvula pode ser melhor:
1. Material sendo controlado, como válvulas de água solenóide e válvulas de ar solenóide
2. Construção / projeto da válvula, como válvulas solenóides proporcionais , válvulas solenóides de 3 vias e válvulas solenóides de plástico
3. Como eles são alimentados, como válvulas solenóides de 12 volts e válvulas solenóides pneumáticas
Válvula de
água solenóide Válvulas de água solenóide, também chamadas de válvulas solenóides hidráulicas, fluxo de água direto com válvulas normalmente abertas operadas por piloto.
Válvula de
ar solenóide Válvulas de ar solenóide, também chamadas de válvulas solenóides de gás, válvulas de ar ou válvulas solenóides pneumáticas, regulam o fluxo de ar e gás com diafragmas e pressão de gás. Eles são capazes de manter ambas as pressões regulares, como aquelas mantidas para aquecimento e resfriamento doméstico, e pressões extremamente altas, como aquelas reguladas para operação de ferramentas elétricas.
Válvula Solenóide Proporcional As válvulas
solenóides proporcionais funcionam como válvulas pneumáticas comuns, além do fato de que operam com capacidades de controle de fluxo mais avançadas, que permitem que elas estabeleçam um fluxo variável, proporcional ao sinal de controle elétrico da válvula.
Válvula Solenóide de 12 Volts As válvulas
solenóides de 12 volts transportam 12 volts, fornecidos pela sua fonte de energia CC. (Doze volts são padrão).
As válvulas solenóides são operadas por piloto ou de ação direta.
Válvula Solenóide Operada por Piloto
Uma válvula solenóide operada por piloto, que é uma combinação de uma válvula hidráulica ou pneumática e uma válvula solenóide menor, usa um diafragma em vez de um pistão para criar pressão diferencial e, assim, controlar o fluxo.
Válvula Solenóide de Ação
Direta Uma válvula solenóide de ação direta usa um pistão que tem contato direto com a abertura do corpo da válvula de fluxo, chamada de orifício. Neste caso, o êmbolo abre e fecha o orifício para controlar o fluxo.
Válvula Solenóide Operada Semi-Diretamente
Uma válvula solenóide operada semidiretamente empresta atributos de válvulas de atuação direta e indireta. Isso permite que eles trabalhem a partir de 0 bar (0 psi) ao lidar com uma alta taxa de fluxo. Normalmente, eles são usados para aplicações de alta pressão.
Válvula Solenóide de Alta Pressão As válvulas solenóides de
alta pressão são excelentes recursos para o controle de fluxo em áreas que são incompatíveis com outras válvulas, como em áreas de trabalho que envolvem máquinas perigosas ou linhas inacessíveis.
Válvula Solenóide de Aço Inoxidável As válvulas solenóides de
aço inoxidável, como seu nome indica, têm um corpo de aço inoxidável. Como o aço inoxidável é resistente à corrosão e à abrasão, as válvulas solenóides de aço inoxidável funcionam bem com aplicações de processamento químico, que exigem um excelente controle de bases, ácidos e reagentes analíticos.
Válvula Solenóide Miniatura As válvulas
solenóides diminutas são o tamanho perfeito para equipamentos médicos delicados, como equipamentos de biotecnologia, dispositivos médicos portáteis e analisadores de gás.
Válvula Borboleta
Uma válvula borboleta é uma válvula solenóide que regula ou isola o fluxo do fluido. Seu mecanismo de fechamento é um disco giratório posicionado no centro de um tubo, onde uma haste passa através dele para um atuador em seu exterior. Quando o atuador gira, o disco girará também, seja perpendicular ou paralelo ao fluxo. Uma válvula de borboleta está sempre presente dentro de um fluxo.
Válvula de
esfera atuada Uma válvula de esfera acionada é nomeada como tal porque contém uma esfera com um pequeno orifício no meio, o que ajuda a controlar o fluxo de material através de um tubo e um atuador que gira a esfera. Quando o atuador rola a esfera, o fluxo começa ou pára. Um dos tipos mais comuns de válvula de esfera é a válvula esférica de três vias, que possui três portas. Principalmente, válvulas de esfera atuadas são usadas para iniciar e parar o fluxo, mas não necessariamente controlá-lo além disso. As válvulas de esfera atuadas são melhores para uso com aplicações de alto fluxo e aplicações que exigem a opção de acionamento manual.
Válvula Solenóide Tubular As válvulas
solenóides tubulares são simplesmente válvulas solenóides em forma de tubo. Eles geralmente são usados apenas com aplicativos de energia CC.
Válvula de
assento rápido Uma válvula de assento, às vezes chamada de válvula de cogumelo, consiste em um furo oval ou redondo, junto com um plugue cônico em forma de disco localizado na extremidade de um eixo chamado haste de válvula. A válvula de gatilho, que pode ser do tipo fechado ou aberto, é usada para controlar a quantidade e o tempo do fluxo de ar / gás do motor. É feito de aço inoxidável ou latão.
Válvula solenóide de latão As válvulas
solenóides de latão são excelentes para uso com substâncias não corrosivas, como gás inerte, água ou óleo leve. Eles não são fortes o suficiente para transportar substâncias altamente corrosivas.
Válvula solenóide de PTFE As válvulas
solenóides feitas de PTFE, também reconhecidas pelo nome de marca Teflon®, são uma ótima opção para gases agressivos e fluidos corrosivos.
Existem muitas razões para comprar uma válvula solenóide sobre outras. Com menos partes móveis do que outras válvulas, as válvulas solenóides são comparativamente de baixa manutenção. Eles também são operáveis por dispositivos remotos, o que é um recurso inestimável para aplicações perigosas. Além disso, eles podem ser feitos portáteis. Finalmente, as válvulas solenóides são flexíveis; capaz de usar potência hidráulica ou pneumática.
Os acessórios típicos de válvulas solenóides incluem: conectores, coletores, parafusos, gaxetas e luzes. Destes, os conectores são mais comuns. Eles ajudam você a montar conjuntos de válvulas mais complexos. Para descobrir quais acessórios são melhores para sua aplicação, fale com o fabricante.
Você, seu fornecedor ou um profissional de terceiros pode instalar suas válvulas. Não há nada de errado em não fazer isso sozinho. Se você optar por instalar suas válvulas, siga os seguintes conselhos, bem como os conselhos oferecidos pelo fabricante:
Instale válvulas solenóides em pontos críticos para dar a qualquer sistema a capacidade de trabalhar de maneira ideal por muitos anos. Certifique-se sempre de instalá-los em um ambiente seco e bem ventilado, porque eles podem aquecer um pouco durante a operação, e você não quer que eles superaqueçam ou reajam com algo ao redor deles. Fique de olho em uma seta no corpo da válvula, que indica a direção do fluxo. Instale-o nessa direção.
Com um pouco de atenção, suas válvulas solenóides durarão por muito tempo. Uma maneira de cuidar de suas válvulas é simplesmente limpá-las regularmente em um horário definido. Com as ferramentas adequadas, como as fornecidas em um kit de manutenção, você pode fazer isso sem desmontar completamente a montagem da válvula. Além da limpeza regular, se e quando você notar vazamentos, ruído excessivo ou operação lenta, você deve limpar suas válvulas o mais rápido possível.
Para melhorar o desempenho do sistema da válvula, evite o uso de fluidos incompatíveis, pois isso pode causar desgaste prematuro. Além disso, nunca permita que substâncias dentro da válvula congelem. Da mesma forma, mantenha sempre o conteúdo da sua válvula na temperatura e pressão adequadas.
Os padrões aos quais suas válvulas solenóides precisarão aderir dependem de sua aplicação, indústria e localização.
Se suas válvulas entrarem em contato com água potável, por exemplo, suas válvulas solenóides devem estar livres de chumbo. Nos Estados Unidos, os códigos de água potável e encanamento exigem que os equipamentos de RO (osmose reversa) sejam certificados pela NSF e / ou atendam à norma NSF 61-G, um lixiviado e sem chumbo desenvolvido pela NSF (National Science Foundation). Se você estiver usando suas válvulas solenóides no exterior, elas precisam ser certificadas sem chumbo pela NSF International e credenciadas pelo ANSI e pelo Conselho de Normas do Canadá.
Além disso, a NEMA (Associação Nacional de Fabricantes Elétricos) oferece designações padrão para adequação de válvulas. De um modo geral, quanto maior o número do tipo NEMA, maior a exposição que a válvula pode suportar. Por exemplo, as válvulas NEMA Tipo 1 são adequadas para uso interno, enquanto as válvulas NEMA Tipo 7 e 9 são melhores para ambientes que apresentam poeira ou vapores explosivos.
Ao procurar por válvulas solenóides para sua aplicação, você deve certificar-se de que o fabricante com quem você trabalha é capaz de atender a todas as suas especificações, incluindo certificações, prazos de entrega e orçamento. Às vezes, é benéfico procurar programas de envio rápido, em vez de opções de envio padrão. Não se esqueça de falar com o seu fornecedor em potencial sobre isso. Além disso, você deve considerar um fabricante que ofereça um bom sistema de suporte. Isso significa que eles estarão disponíveis para assistência na instalação, treinamento no local e disponibilidade para consulta, manutenção de peças e substituição de peças após a instalação.
Por fim, é extremamente importante que você trabalhe com um fabricante no qual possa confiar. Para encontrar um fornecedor experiente e confiável, confira a lista abrangente que fornecemos nesta página.