07/07/2020
Por ROBSON EGITO
O que é RoHS?
RoHS significa Restrição de substâncias perigosas. A RoHS, também conhecida como Diretiva 2002/95 / EC, é originária da União Europeia e restringe o uso de materiais perigosos específicos encontrados em produtos elétricos e eletrônicos (conhecidos como EEE). Todos os produtos aplicáveis no mercado da UE após 1º de julho de 2006 devem passar pela conformidade com a RoHS.
Quais são os materiais restritos exigidos pela RoHS?
As substâncias proibidas pela RoHS são chumbo (Pb), mercúrio (Hg), cádmio (Cd), cromo hexavalente (CrVI), bifenilos polibrominados (PBB), éteres difenil polibromados (PBDE) e quatro ftalatos diferentes (DEHP, BBP, BBP DIBP).
Por que a conformidade com a RoHS é importante?
Os materiais restritos são perigosos para o meio ambiente e poluem os aterros e são perigosos em termos de exposição ocupacional durante a fabricação e a reciclagem.
Como os produtos são testados quanto à conformidade com a RoHS?
Os analisadores portáteis RoHS, também conhecidos como analisadores de metais por fluorescência de raios-X ou XRF, são usados para triagem e verificação dos metais restritos. Com o advento da RoHS 3 e dos quatro ftalatos adicionados, são necessários testes diferentes para determinar os níveis desses compostos, que são extraídos com um solvente. Para mais informações, consulte RoHS Testing .
Quais empresas são afetadas pela Diretiva RoHS?
Qualquer empresa que venda ou distribua produtos, subconjuntos, componentes ou cabos EEE aplicáveis diretamente aos países da UE ou venda a revendedores, distribuidores ou integradores que, por sua vez, vendam produtos a países da UE, será afetada se utilizar algum dos materiais restritos . Como os regulamentos do tipo RoHS se espalharam para vários outros países, isso simplesmente não se aplica mais aos países da UE.
A RoHS também se aplica à indústria metalúrgica para qualquer aplicação de revestimento de metal, anodização, cromagem ou outros acabamentos em componentes EEE, dissipadores de calor ou conectores.
O que é o RoHS 2 e como ele difere do RoHS original?
O RoHS 2, ou a Diretiva Reformulação RoHS 2 2011/65 / UE, foi publicada em julho de 2011 pela Comissão Europeia. O escopo do RoHS original foi expandido para cobrir todos os equipamentos elétricos / eletrônicos, cabos e peças de reposição com a conformidade exigida até 22 de julho de 2019 ou mais cedo, dependendo da categoria do produto.
A RoHS 2 também é uma diretiva de marcação CE , sendo agora exigida a conformidade com a RoHS para a marcação CE de produtos. Como tal, todos os fabricantes de produtos elétricos / eletrônicos devem estar em conformidade com a RoHS 2 antes que a marca CE possa ser aplicada em seus produtos. A etiqueta verde RoHS original com a marca de seleção não é mais necessária ou usada, pois a marca CE agora inclui conformidade com a RoHS.
A RoHS 1 exigia que qualquer produto no escopo não contenha nenhuma das 6 substâncias restritas e que a empresa (fabricante, importador ou distribuidor) que coloca o produto no mercado da UE deve manter registros para demonstrar conformidade. O RoHS 2 requer manutenção adicional de registros de conformidade de todos na cadeia de suprimentos. Manutenção adicional de registros de conformidade (que deve ser mantida por 10 anos) pode incluir uma avaliação de conformidade, marcação CE, manutenção da conformidade durante toda a produção e auto-relato de não conformidade.
As alterações propostas à Diretiva RoHS original na RoHS2 (2011/65 / UE) são relativamente pequenas. Nenhuma substância adicional foi adicionada às seis atualmente restritas. Também foi incluída a inclusão de produtos RoHS das categorias 8 (dispositivos médicos) e 9 (instrumentos de controle e monitoramento) no RoHS. A RoHS 2 entrou em vigor em 2 de janeiro de 2013.
O que é o RoHS 3 e como ele difere do RoHS 2?
A RoHS 3, ou Diretiva 2015/863, adiciona quatro substâncias restritas adicionais (ftalatos) à lista original de seis, conforme citado na legislação REACH. Ele também adiciona produtos da categoria 11. O RoHS3 entra em vigor em 22 de julho de 2019.
O que é o RoHS 5/6?
RoHS 5/6 refere-se à conformidade de 5 das 6 substâncias restritas (nenhuma conformidade para chumbo (Pb)). O chumbo em pedidos muito específicos para as categorias 8 e 9 também está isento no Anexo III por mais alguns anos. Para obter mais informações, consulte Isenções de chumbo no Anexo III da RoHS .
Haverá um "RoHS 4" ... existem outras substâncias que serão restringidas no futuro?
Talvez / provavelmente. Há discussões (chamadas RoHS Pack 15) em andamento para a possível admissão e inclusão de sete novas substâncias. As sete substâncias adicionais avaliadas são: berílio, cobalto (dicloreto e sulfato), trióxido de diantimônio, fosfeto de índio, parafinas cloradas de cadeia média (MCCPs), níquel (sulfato e sulfamato) e tetrabromobisfenol A (TBBP-A).
Como estão relacionados o RoHS e o REACH?
REACH é um regulamento geral e representa R direito de inscrição, E avaliação, A uthorization, restrição de Ch emicals, e aborda a produção e utilização de substâncias químicas eo seu potencial impacto sobre a saúde humana eo ambiente. O REACH é monitorado pela ECHA e atualmente lida com 197 substâncias altamente preocupantes (SVHC). Enquanto o RoHS restringe as substâncias presentes em equipamentos elétricos / eletrônicos (fiação, componentes, placas de circuito, monitores, submontagens, cabeamento), o REACH controla todos os produtos químicos que podem ser usados para fabricar o produto, incluindo gabinetes, suportes, revestimentos, tintas, solventes e produtos químicos usados durante a fabricação.
É importante notar que todas as substâncias restritas à RoHS também estão na lista restrita do REACH. As substâncias da lista foram identificadas como cancerígenas, mutagênicas, reprotóxicas, bioacumuláveis e tóxicas ou como desreguladores endócrinos. Veja a lista de substâncias restritas do REACH .
Como estão relacionados o RoHS e WEEE?
WEEE é a sigla para Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. Os REEE, também conhecidos como Diretiva 2002/96 / CE, exigem o tratamento, a recuperação e a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrônicos. Todos os produtos aplicáveis no mercado da UE após 13 de agosto de 2006 devem ser aprovados pela WEEE e portar o adesivo "Lixeira com rodas". A conformidade com os REEE visa incentivar o design de produtos eletrônicos com reciclagem e recuperação ambientalmente seguras em mente. A conformidade com a RoHS se encaixa nos REEE, reduzindo a quantidade de produtos químicos perigosos usados na fabricação de eletrônicos.
Em outras palavras, o RoHS regula as substâncias perigosas usadas na fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos (EEE), enquanto o WEEE regula o descarte desse mesmo equipamento. Para mais informações, consulte WEEE Compliance .
Como a RoHS e a Diretiva ELV estão relacionadas?
A diretiva de veículo em fim de vida da UE (ELV) se refere a automóveis, enquanto a diretiva RoHS abrange uma ampla variedade de produtos elétricos e eletrônicos em muitos setores. A diretiva ELV se aplica a cabos elétricos, fiação e componentes associados usados em veículos de transporte. Entrou em vigor em 1º de julho de 2003 e limita o uso de chumbo, mercúrio, cádmio e cromo hexavalente (também restrito pela RoHS).
Em geral, os fios de uso automotivo isolados com XLP (polietileno reticulado), como os modelos SAE (Society of Automotive Engineers), SXL, GXL e TXL, estão em conformidade com esta diretiva. No entanto, tipos de fios automotivos isolados em PVC, como GPT, TWP, SGT e SGX podem conter chumbo e, como tal, podem não ser compatíveis, a menos que seja especificamente solicitado nas especificações de compra.
Como o RoHS está relacionado aos Minerais de Conflito (T3 e G)?
Principalmente na forma de declarações completas de materiais (FMD). Freqüentemente, uma declaração de conformidade lista RoHS, Alcance e Minerais de conflito (T3 e G) juntos. Os minerais de conflito são tântalo, tungstênio, estanho e ouro - chamados de minerais 3TG se originários da República Democrática do Congo (RDC). Sob a Lei Dodd-Frank, todas as empresas de capital aberto devem relatar à SEC a origem dos minerais de conflito.
O RoHS se aplica às baterias?
Não. Todas as baterias, independentemente do tipo ou aplicação, são cobertas pela Diretiva de baterias da UE (2006/66 / EC e Emenda 2013/56 / UE). A Diretiva Bateria restringe o uso de chumbo a 0,004%, mercúrio a 0,0005% e cádmio a 0,002% (dispositivos / equipamentos médicos e sistemas de alarme / emergência são excluídos para o cádmio).
NOTA : Sob a RoHS da China, as pilhas estão incluídas / cobertas.
O RoHS se aplica a etiquetas RFID?
Sim, os RFIDs passivos e ativos estão incluídos no RoHS. No caso de embalagem, ele se enquadra na categoria 3. Quando os RFIDs estão permanentemente conectados ao equipamento ou dispositivo, ele se enquadra na categoria do dispositivo pai.
O RoHS se aplica aos cartuchos de impressora?
Somente se o cartucho contiver peças elétricas que exijam correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para funcionar. Cartuchos de impressora que consistem apenas em tinta e um recipiente, sem peças elétricas, não se aplicam.
Como o RoHS e o HIPAA estão relacionados?
O setor de saúde é regulamentado pela HIPAA, com seus próprios requisitos de conformidade. Se você fabricar EEP para o setor de saúde, também precisará ter a certificação HIPAA sob a Regra de Segurança. Isso não se aplica apenas a dispositivos médicos, mas também a equipamentos de escritório, incluindo scanners, impressoras, discos rígidos, módulos de segurança de hardware (HSM), leitores de cartões inteligentes, dispositivos de rede, trituradores de papel, desmagnetizadores de mídia e "Destroyers" do disco rígido. que dobram, quebram e mutilam discos rígidos desativados. Para mais informações, consulte HIPAA 101 .
Como o RoHS e a indústria da cannabis estão relacionados?
Apenas indiretamente. Embora os cigarros eletrônicos, as canetas vape de cannabis e outros produtos do sistema eletrônico de entrega de nicotina (ENDS) sejam fabricados em conformidade com a RoHS, os cartuchos vape consumíveis associados (cartuchos de vaporizador) contêm níveis relativamente altos de chumbo (Pb), uma substância restrita. Isso também se aplica a outros dispositivos eletrônicos que aquecem uma substância que pode ser inalada, como difusores e nebulizadores eletrônicos. Em todos esses produtos, os laboratórios de testes estão começando a encontrar vestígios de outros metais pesados, como cádmio, cromo, bário, prata, selênio, ferro, manganês, níquel e zinco.
Fonte: retirada do site https://www.rohsguide.com/rohs-faq.htm