Pressostato é uma forma de interruptor que fecha um contato elétrico quando uma certa pressão de fluido definida é atingida em sua entrada. O comutador pode ser projetado para fazer contato tanto no aumento da pressão quanto na queda de pressão. Os pressostatos são amplamente utilizados na indústria para supervisionar e controlar automaticamente sistemas que usam fluidos pressurizados
Outro tipo de pressostato detecta força mecânica; por exemplo, um tapete sensível à pressão é usado para abrir automaticamente portas em edifícios comerciais. Esses sensores também são usados em aplicações de alarme de segurança , como pisos sensíveis à pressão.
Construção e tipos
Um pressostato para detectar a pressão do fluido contém uma cápsula, fole, tubo Bourdon , diafragma ou elemento do pistão que se deforma ou se desloca proporcionalmente à pressão aplicada. O movimento resultante é aplicado, diretamente ou através de alavancas de amplificação, a um conjunto de contatos da chave. Como a pressão pode estar mudando lentamente e os contatos devem operar rapidamente, algum tipo de mecanismo acima do centro, como um interruptor de ação miniatura, é usado para garantir a operação rápida dos contatos. Um tipo sensível de pressostato usa interruptores de mercúrio montados em um tubo Bourdon; o peso variável do mercúrio fornece uma característica útil acima do centro.
O pressostato pode ser ajustável, movendo os contatos ou ajustando a tensão em uma mola de contrapeso. Os pressostatos industriais podem ter uma escala e um ponteiro calibrados para mostrar o ponto de ajuste do comutador. Um pressostato terá uma histerese , ou seja, uma faixa diferencial em torno de seu ponto de ajuste, conhecido como faixa morta do comutador , dentro da qual pequenas mudanças de pressão não influenciam o estado dos contatos. Alguns tipos permitem o ajuste do diferencial.
O elemento sensor de pressão de um pressostato pode ser disposto para responder à diferença de duas pressões. Tais comutadores são úteis quando a diferença é significativa, por exemplo, para detectar um filtro entupido em um sistema de abastecimento de água. Os interruptores devem ser projetados para responder apenas à diferença e não operar em falso para alterações na pressão do modo comum.
Os contatos do pressostato podem ser classificados de alguns décimos de ampere a cerca de 15 amperes, com classificações menores encontradas em interruptores mais sensíveis. Frequentemente, um pressostato opera um relé ou outro dispositivo de controle, mas alguns tipos podem controlar diretamente pequenos motores elétricos ou outras cargas.
Como as partes internas do comutador são expostas ao fluido do processo, elas devem ser escolhidas para equilibrar a força e a expectativa de vida com a compatibilidade com os fluidos do processo. Por exemplo, os diafragmas de borracha são comumente usados em contato com a água, mas se degradam rapidamente se usados em um sistema que contém óleo mineral.
Os interruptores projetados para uso em áreas perigosas com gás inflamável possuem gabinete para impedir que um arco nos contatos acenda o gás circundante. Também é possível que os gabinetes de chave sejam à prova de intempéries, resistentes à corrosão ou submersíveis.
Um pressostato eletrônico incorpora alguma variedade de transdutor de pressão (extensômetro, elemento capacitivo ou outro) e um circuito interno para comparar a pressão medida com um ponto definido. Tais dispositivos podem fornecer melhor repetibilidade, exatidão e precisão em um interruptor mecânico.