11/02/2019
A maioria dos sensores de proximidade industriais (indutivos, capacitivos, ultrassônicos e fotoelétricos) são de estado sólido.
O termo estado sólido refere-se ao tipo de componentes usados no sensor. Componentes eletrônicos de estado sólido, como transistores, são usados para alternar a saída do sensor após a detecção de um objeto.
Dois tipos específicos de sensores de 3 fios estão disponíveis; PNP e NPN. A diferença é resultado do projeto do circuito interno e do tipo de transistor usado.
Um ponto chave a ser observado é que o PNP e o NPN não têm nada a ver se o sensor está normalmente aberto (N / O) ou normalmente fechado (N / C), ou seja, um sensor PNP pode ser N / O ou N / C. pode um NPN ser N / O ou N / C.
Por que dois tipos?
A seleção de um sensor PNP em relação a um sensor NPN é determinada pela natureza do circuito no qual o dispositivo deve ser usado. Quando usado em um circuito de controle do tipo relé tradicional, normalmente é possível usar o tipo PNP ou o tipo NPN de sensor como mostrado abaixo. Sensores PNP tendem a ser mais comumente usados.
Circuito de controle do tipo de relé tradicional;
Use com um controlador lógico programável (PLC).
Ao selecionar um sensor a ser usado com um CLP, é muito importante que o sensor corresponda ao tipo de cartão de entrada do CLP a ser usado.
Existem dois tipos de cartões de entrada, aqueles que 'afundam' a corrente (também conhecida como lógica positiva) e aqueles que 'fonte' de corrente (também conhecida como lógica negativa). Vale ressaltar que, embora os termos afundamento / fornecimento e lógica positiva / negativa sejam bem conhecidos em alguns setores, nem sempre são termos comumente usados. Por isso, é importante identificar o tipo de sensor a ser usado com o cartão PLC com base na documentação do fabricante do PLC e / ou diagramas de fiação.
O mais comum na Europa é o tipo de entrada "afundando", que será usado com o sensor PNP, conforme mostrado abaixo. Menos comum hoje em dia são os cartões de entrada que 'fonte', estes eram populares na Ásia e requerem o tipo de sensor NPN para funcionar corretamente. Muitas placas de entrada PLC modernas podem ser configuradas e conectadas para "afundar" ou "fornecer", embora normalmente seja necessário que todas as entradas em uma determinada placa de entrada sejam configuradas da mesma forma.