10/03/2019
Existem muitos tipos de válvulas solenóides. As válvulas solenóides são usadas para controlar o gás ou o líquido (óleo, água).
Para a maioria da válvula solenoide, a bobina da válvula solenóide é ajustada dentro do corpo da válvula. É separável.
O núcleo da válvula é feito de material magnético. Enquanto a bobina da válvula solenóide é eletrificada, o núcleo da válvula gerará uma força magnética que ativa o próprio núcleo a se mover. Desta forma, a válvula é controlada para abrir e fechar.
Como outras bobinas solenóides , a bobina da válvula solenóide é um indutor. É um fio ferido em forma de hélice. Ele envolve uma haste de metal que é chamada de armadura.
As principais definições
A classificação da bobina de válvula solenóide
O fio é enrolado em volta de um tubo de papel ou de uma baquelite. Um exemplo típico é a bobina de antena de onda média no rádio transistor.
A superfície da bobina não é paralela à superfície rotativa, mas intersectada em um ângulo. A bobina duolateral apresenta vantagens de tamanho pequeno, menor capacitância distribuída, grande valor de indutância.
O valor de indutância é decidido pela existência de um núcleo ou não. Inserir o núcleo de ferrite na bobina vazia pode aumentar o valor de indutância, assim como a qualidade da bobina.
A bobina de núcleo de cobre é amplamente utilizada em aplicações de ondas ultra-curtas. A indutância é alterada pelas posições do núcleo de cobre, girando-o. Este ajuste é conveniente e durável.
Este tipo de bobina tem um valor de indutância fixo que é marcado por um círculo colorido.
Isso restringe a passagem da corrente alternada. Existem bobina de asfixia de alta frequência e bobina de asfixia de baixa frequência.
Uma bobina de deflexão é usada em um aparelho de TV para a carga de saída do circuito. Requer alta sensibilidade, até mesmo campo magnético, alto fator-Q, tamanho pequeno e preço baixo.
A função de uma bobina de válvula solenóide
A armadura dentro da bobina pode se mover quando a válvula é eletrificada. O êmbolo está se movendo junto com a armadura para que a válvula possa ser controlada de forma aberta e próxima.
O chamado solenóide “úmido” ou “seco” refere-se ao ambiente onde a válvula está trabalhando. Não há diferença em termos do movimento da válvula.
O valor de indutância da bobina oca não é o mesmo que uma bobina com armadura. O primeiro é menor que o segundo. Quando ligada com corrente alternada, a impedância também é diferente. Para a mesma bobina, se eletrificada com corrente alternada com a mesma freqüência, o valor de indutância se altera à medida que a armadura se move, e a impedância também.
As razões do sobreaquecimento da bobina da válvula solenóide
Quando a bobina é eletrificada, um circuito magnético fechado é gerado. Ele é projetado para se adequar ao valor máximo de indutância. O calor gerado é inevitável. Entretanto, se a armadura não puder se mover suavemente quando eletrificada, a indutância da bobina e a impedância cairão. Como resultado, o ampere aumenta. Esta é a razão para causar o superaquecimento da bobina.
Para ser específico, existem dois motivos:
As razões do curto circuito da bobina de válvula solenóide ou do circuito aberto
Se a resistência testada estiver próxima de 0 ou infinito, isso indica que a bobina está em curto-circuito ou em circuito aberto. No entanto, se a resistência é normal, isso não prova necessariamente que a bobina está funcionando corretamente. Em alguns casos, você precisará testá-lo para eliminar outros possíveis problemas.
Como testar uma bobina de válvula solenóide?
Se uma bobina de válvula solenóide é boa ou não pode ser testada por um multímetro. Uma bobina comum normalmente tem uma resistência de cerca de 100 Ohm. Se o resultado testado for infinito, isso significa que a bobina está quebrada. Se nenhum multímetro estiver disponível, você pode simplesmente colocar um objeto de material de ferro acima da bobina, pois a bobina eletrificada pode atrair os objetos de ferro. Se a bobina não conseguir atrair, talvez seja necessário repará-la.