Válvula de Retenção indicada para retenção de fluxo contrário, evitando os golpes de aríete e refluxos nos processos industriais e purga, podendo ser aplicadas em sistemas de água, vapor, condensado, óleo e outros líquidos.
A Válvula de Retenção (check valves) permitem o escoamento do fluido em um unico sentido. A portinhola, também chamado de tampão, ou obturador é pressionado pelo próprio fluido contra a sede, sendo o escoamento em um determinado sentido, a vedação da Valvula de Reteção pode ou não ser auxiliada por uma mola. No sentido oposto da Valvula de Retenção, o mesmo fluido atua sobre a portinhola, afastando-o da sede; ele vence, a força da mola, caso exista mola.
A Jefferson Engenharia é distribuidora de Valvulas de Retenção para alta pressão, e fabrica em parceria com JEFFVAL válvula de Retenção Portinhola ANSI-125LBS e 150LBS, Valvula de Retenção PÉ COM CRIVO,e Valvula de Retenção Dupla Portinlhola Wafer, são valvula que atua no sentido de impedir o vazamento do produto em escoamento para a atmosfera, ou retorno em tanques. . As Valvulas de Retenção, tem um Dispositivo similar ao caso do pneu de automóvel que pressurizado com ar comprimido injetado através de uma válvula de retenção. Retirado o bico de injeção de ar comprimido, o ar pressurizado do pneu tenderia a escoar para a atmosfera, no que é impedido pela válvula de retenção existente no pneu.
Podemos Instalar Valvulas de Retenção em instalações industriais, quando existir por exemplo duas bombas centrífugas que operam com a mesma finalidade, uma reserva da outra (Figura 01), o Fluido da descarga da bomba em operação pode, em face do arranjo de tubulações normalmente utilizado, injetar Fluido na bomba parada em fluxo reverso, fazendo-a girar ao contrário. Nessa situação, o rotor da bomba desconecta-se do eixo, gerando um acidente de proporções consideráveis. para aumentar a segurança do processo e dos equipamento faz necessario a instalação de valvulas de retenção.
figura01
Válvula de Retenção com mola, a força da mola mantém a portinhola sempre contra o seu assento sede, mantendo a valvula de retenção em posição fechada. Quando ocorre fluxo de um liquido ou gas no sentido correto, a portinhola é deslocada do assento, permitindo a passagem do fluido devido a compressão da mola mantendo condições de passagem do fluxo. É bom lembrar que a abertura ocorre quando a força do fluido é superior a forçã da mola que possuir uma força de compressão, sendo assim a válvula de retenção para funcionar precisara de uma força superior ao da mola para vencer a contrapressão imposta, e permitir a passagem do fluido. No entanto, as valvulas de retenção trabalha com contrapressão pequena que evita o máximo de perda. Esta é uma razão pela qual de que quando houver uma necessidade de substituição deste tipo de válvula, que a mesma não seja feita aleatoriamente.
Diâmetros | de 1/2” a 12” |
Conexões | Rosca NPT/BSP/SW/Flange ANSI/DIN |
Corpo | Aço Carbono/Aço Inox/Ferro Nodular/PVC |
Pressão | 0 até 215 bar |
Temperatura máxima |
-25 °C ate 550°C |