Válvula Gaveta : Entenda o que é

Você está aqui:
Válvula Gaveta em produção Válvula Gaveta em produção

A válvula gaveta é uma válvula que é muito utilizada dentro das linhas industriais, ela é especialmente desenvolvida inicialmente para trabalhar de forma totalmente aberta ou totalmente fechada. Caso utilize a válvula gaveta de forma parcialmente aberta, pode-se provocar uma enorme perda de carga no sistema em que está instalado, isso normalmente ocorre devido a forma de seu obturador, que possui um formato de cunha, assim impossibilita a passagem plena do fluido e gerando problemas de funcionalidades. Mas se trabalhada de forma totalmente aberta, a gaveta possibilita uma passagem plena para o fluido, podendo sofrer uma perda de caga mínima e sem problemas severos de funcionamento.

O obturador da válvula gaveta é a razão da válvula possuir este nome. O obturador é denominado apenas de gaveta. Como já dito no parágrafo anterior, a gaveta possui um formato de cunha, mas podendo ter faces paralelas, segue o movimento da haste na qual é conectado. O obturador (gaveta), desliza durante o fechamento ou abertura por meio de suas duas sedes. Essas sedes, em modelos de válvulas gaveta com diâmetro menores, são confeccionadas juntamente com o próprio corpo da válvula, ou como na maioria dos projetos, são desenvolvidas como duas peças independentes sem ser usinada com o corpo que são fixadas por pressão, por uma rosca ou por uma pressão que é seguida por uma soldagem, isso em casos onde a operação atua em condições mais rígidas.

No interior da válvula gaveta, devido ao material, pode se tornar um ponto alto de fusão (acima de 1100°C). Nestes casos, pede-se que se instale válvulas de segurança contra incêndio, para que não se crie nenhum tipo de problema. Ainda sobre isso, a vedação desse tipo de válvula gaveta é metal contra metal, desta forma, exigindo ajustes mais específicos entre a sede a gaveta. Por tanto, as válvulas de segurança contra incêndios não aceitam materiais como plástico, latão, bronze e etc.

A gaveta é construída com uma única peça, em um âmbito geral se utiliza para líquidos, não importando o diâmetro e das condições de temperatura da válvula gaveta em si. Porém, estes líquidos não podem ser altamente corrosivos ou produzirem sedimentos, tais sedimentos que, podem se encrostar de baixo da gaveta do dispositivo, dificultando ou impossibilitando o fechamento, gerando uma falta de vedação.

Se tratando de linhas de vapor que trabalham acima de 8” de diâmetro, as válvulas gavetas são muito usadas para um bloqueio mais eficiente. E nas linhas de ar comprimido, mas neste caso, acima de 2”.

A válvula gaveta podem ser apresentadas com a gaveta composta por duas peças. Essas duas peças se articulam entre si e trabalham com uma haste cuja parte terminal está ligada em um elemento de formato de cunha. Com o movimento descendente da haste, a cunha mencionada abre as partes articuladas da gaveta, jogando elas contra suas sedes, desta forma, geram uma vedação eficaz.

Importante dizer que, a válvula gaveta tanto a única como a articulada, podem ser operadas em qualquer posição.

Uma outra variedade da válvula gaveta, que neste caso, muito se utiliza ela em dimensões mais elevadas, alta pressão e possui dois discos livres, um deles contém um pequeno orifício que fica do lado da maior parte de pressão da tubulação. Devido a este pequeno orifício no disco o fluido que deveria estar sendo bloqueado, penetra entre os dois discos, fazendo com que eles se afastem e fazendo com que eles sejam jogados contra suas respectivas sedes, estabelecendo-se, neste caso, uma vedação eficaz por parte da gaveta.

Tem-se um problema que está atrelado com o processo de abertura de válvulas gaveta com o diâmetro superior a 8” que trabalham em sistemas de alta pressão, superior a 16 Kgf/cm². Nas válvulas gavetas correspondentes a esses valores e especificações, a pressão gerada pelo fluido é alta sobre a gaveta e tem-se um esforço considerável no momento da abertura, em face do atrito desenvolvido entre a gaveta e a sede durante a abertura da gaveta.

Para que uma tubulação de menor diâmetro não passe por problemas dessa natureza, providenciando uma válvula gaveta e a ligando os dois lados da válvula, pressurizado e não pressurizado, geralmente é a solução usada para se evitar esse tipo problema nesse tipo de sistema. Mas uma boa alternativa e se fazer o uso de um By-pass para estabilizar a gaveta. O By-pass equaliza a pressão dos dois lados da gaveta, desta forma, permite que aja um menor esforço no processo de abertura. Ao longo do funcionamento do sistema, a válvula gaveta de grande diâmetro se encontra fechada, bem como a válvula de menor porte, situada na tubulação de contorno (o By-pass). Caso seja feita a abertura da gaveta, primeiramente se faz a abertura da válvula de By-pass, assim, podemos obter com isso, uma equalização da pressão de ambos os lados da gaveta, o que reduz o a força exigida para realizar a abertura da válvula. Gaveta em bom funcionamento.

Gaveta com Haste Ascendente

Neste tipo de válvula a rosca da haste fica em contato direto com a atmosfera, não tendo um contato direto com o fluido de trabalho, um ponto positivo no que se refere à durabilidade do equipamento.

O volante deste tipo de válvula gaveta, está ligado ao castelo por uma porca e ao ser movimentado, transmite um movimento de translação para a haste, a qual transmite claramente o processo de abertura da válvula. Mas se tratando de válvulas utilizadas em sistemas de vapor que trabalham acima de 8 kgf/cm² e com diâmetro superior a 3” fazem uso de hastes ascendentes devido a orientação da Norma USAS B.31.1.

Valvula Gaveta com Haste Não Ascendente

A gaveta com este tipo de haste não seria o mais recomendável, por se tratar de um equipamento com uma qualidade inferior comparado com os outros modelos apresentados. Este modelo de gaveta é constituído com uma haste que não possui um movimento de translação. A gaveta é rosqueada com a haste e o seu acionamento pelo volante que desloca a gaveta para cima e para baixo, tanto no processo de abertura e fechamento da válvula. Não se pode ser definido, a partir da haste, o posicionamento da válvula, tanto aberta como fechada, isso pelo fato da haste não possuir movimento de translação.

Você pode encontrar válvulas gaveta especiais como:

- Válvulas de comporta

- Válvulas de Fechamento

- Válvulas de Passagem Plena

Gaveta de Passagem Plena

A gaveta que é provida de um furo em seu centro, permite com que seu alinhamento com a tubulação, liberando de forma total a passagem do fluido. Essas válvulas gaveta, você pode encontrar em aplicações de oleodutos onde é necessário aplicar um dispositivo de que ofereça uma limpeza, que é denominada de pig, que quando é ativado pelo próprio produto bombeado ou através da água. Desloca-se ao longo do sistema de tubulação fazendo uma movimentação que combina rotação com translação, raspando nas paredes dos tubos internamente e realizando a limpeza. Colaborando no bom funcionamento e desempenho da gaveta.

De forma geral, os oleodutos são usados para trabalharem com escoamento de mais de um produto diferente. Desta forma, entre estes produtos diferentes, é indispensável a aplicação de uma esfera de modo a se definir de uma forma mais precisa a interface entre os produtos. É importante dizer que, os dispositivos citados exigem válvulas (gaveta, esfera, etc) com a passagem plena.  

Gaveta de Fechamento Rápido

São válvulas gaveta que são aplicadas em situações em que o fluxo do fluido tem que ser interrompido de forma rápida e precisa. Nesse tipo de gaveta, uma alavanca é colocada no lugar do volante, assim, deslocando de forma mais rápida a gaveta e fazendo o seu fechamento.

 

Gaveta Tipo Comporta

Já neste tipo, a gaveta possui uma superfície plana e não com o formato de cunha como os demais. A gaveta desliza sobre guias, fazendo o controle da passagem de gás, nos quais podem conter sedimentos. Essa gaveta se encontra em aplicações de dutos de CO em unidades de craqueamento catalítico para controlar a pressão no interior do reator. Neste caso, a gaveta pode ser dupla, ou seja, duas chapas que deslizam. A gaveta dupla, trabalha na mesma guia, deslizam sobre si tendo seu encontro no centro da válvula. Como as extremidades da gaveta dupla, contém um semicírculo, e o encontro das chapas (gaveta) no centro da válvula dá-se a origem a uma abertura circular com uma passagem mínima do gás e indispensável, para que se possa garantir a segurança operacional do reator.

Saiba mais em https://www.jefferson.ind.br/conteudo/valvula-gaveta.html  

referencias: http://www.avkvalves.eu/en/insights/gate-valves/what-is-a-gate-valve 

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios