Valvula Gaveta ou válvulas de bloqueio tipo Gaveta oferecem estabilidade e segurança de bloqueio em sistemas de água , ou líquidos brutos.
As válvulas gaveta possuem características próprias, com diversas formas construtivas, destinadas para uso em diversas situações e para diferentes objetivos. Projetadas para uso em instalações industriais, as válvulas gavetas operam totalmente fechada ou totalmente aberta de acordo com a precisão de uso.
Quando a válvula gaveta se encontra totalmente aberta facilita a passagem do fluído de trabalho, ocasionando assim uma perda pequena de carga do fluído, caso contrário, se a válvula gaveta estiver aberta parcialmente poderá provocar uma perda grande de carga, devido à geometria do obturador em formato de cunha.
O obturador da válvula também conhecido como gaveta, é projetado por faces paralelas que acompanham o movimento da haste ao qual está conectado. Durante o fechamento e abertura da válvula gaveta, as hastes deslizam pelo obturador (gaveta) por meio de duas sedes.
Nas válvulas gavetas de pequeno diâmetro, as sedes são usinadas no próprio corpo ou podem ser constituídas por duas peças independentes entre o corpo e a válvula, o que ocorre na maior parte das aplicações. As sedes são fixadas por pressão (rosca ou pressão), depois soldadas em casos de operações severas.
As válvulas gaveta são fabricadas com materiais de alta resistência a calor, com ponto de fusão acima de 1.100°C. A vedação é realizada de metal entre metal, com ajustes perfeitos entre a sede e a gaveta, essa condição garante maior segurança da válvula gaveta contra incêndios.
A sede e a gaveta são componentes da válvula que podem se substituídos e/ou recuperados, exigindo para isso um ajuste, cujo procedimento pode ser orientado por um técnico da Jefferson Engenharia abordando a manutenção das válvulas.
A Jefferson Engenharia produz válvulas gaveta de diversos modelos, utilizando materiais de alta resistência como aço carbono WCB, aço inox, latão, bronze e ferro fundido. Produzimos válvulas gaveta de diâmetros de trabalho de ½” até 36”.
As válvulas gaveta da Jefferson Engenharia são fabricadas com acionamento por volante, redutor, atuador pneumático, atuador elétrico e catraca com corrente.
As válvulas gaveta são produzidas para operar com líquidos em geral, independente de seu diâmetro e condições de temperatura e pressão.
Em geral as peças da válvula gaveta são constituídas por:
É importante lembrar que as válvulas gavetas são utilizadas para passagem de líquidos em geral, desde que estes não sejam excessivamente corrosivos ou deixem sedimentos que possam ocasionar alojamento no interior da válvula gaveta, isso poderá impedir seu total fechamento e liberando a passagem de fluído. Em linhas de vapor de diâmetro maior que 8” as válvulas gavetas promovem um bloqueio eficiente, o mesmo ocorre em linhas de ar comprimido com mais de 2”.
Algumas válvulas gaveta podem apresentar gavetas constituídas de mais de uma peça, estas são conhecidas como válvulas gaveta articuladas. As válvulas com gaveta articulada, apresentam duas peças articuladas entre si, trabalhando com uma haste cuja parte terminal é rosqueada em um componente em forma de cunha. Com o movimento da haste a cunha abre as partes articuladas da gaveta, jogando-as contra a sede, promovendo assim uma vedação de maior eficiência. Assim como as válvulas de gaveta única a válvula de gaveta articulada pode operar em qualquer posição.
Outra variante de válvula gaveta muito utilizada em tubulões de vapor de alta pressão, onde há necessidade de válvulas de grande diâmetro, são as válvulas gaveta de sede de discos.
Este modelo de válvula gaveta é constituído por dois discos livres, um destes discos contém um pequeno furo e fica do lado de maior pressão da tubulação. Devido ao furo, o fluído que está sendo bloqueado infiltra entre os discos afastando-os de modo a jogá-los contras as sedes, estabelecendo um processo de vedação eficiente.
Nas válvulas gaveta com diâmetro maior que 8”, que operam em sistemas de alta pressão (acima de 16 kgf/cm²) existe um problema importante relacionado com a abertura. Neste modelo de válvula a pressão exercida pelo fluído sobre a gaveta é alta, e o esforço para abertura é significativo devido ao atrito desenvolvido entre a gaveta e a sede durante a abertura, para evitar que isso ocorra, normalmente utiliza-se uma tubulação de pequeno diâmetro, provida de uma válvula gaveta, que liga os dois lados da válvula, pressurizados ou não, para solucionar o problema.
Existem três modelos de válvula gaveta partindo do ponto de vista da construção da haste:
Neste tipo de válvula gaveta a rosca da haste fica em contato com a atmosfera, longe do contato com o fluído de trabalho, o que é muito importante para a durabilidade da válvula. Nas válvulas gaveta de haste ascendente, o volume ligado ao castelo pela porca, ao se mexer transmite um movimento de translação para a haste, o que indica visualmente a condição de abertura da válvula. Em válvulas utilizadas em sistemas de vapor, com pressão acima de 8kgf/cm² e diâmetro acima de 3”, são utilizadas válvulas gaveta com hastes ascendentes, seguindo as orientações da Norma USAS B.31.1.
Neste modelo de válvula gaveta com rosca interna, a haste gira de forma solidária ao volante e a rosca penetra na válvula, essa condição confere a este tipo de válvula uma pior qualidade em relação às válvulas gavetas de haste ascendente com rosca externa.
O sistema construtivo das válvulas gaveta com haste não ascendente é mais simples e com baixa qualidade se comparado as demais válvulas gaveta citadas à cima. Neste tipo de válvula a gaveta é rosqueada junto à haste, e o acionamento via volante desloca a gaveta para cima e para baixo, abrindo e fechando a válvula. Como a haste não tem movimento de translação, nesse esquema o posicionamento da válvula, aberta ou fechada, não pode ser definido com base em sua haste.
Existem ainda alguns modelos de válvulas gavetas especiais, como válvula de comporta, válvulas de fechamento rápido e válvulas de passagem plena, a qual descrevemos abaixo:
Nas válvulas gaveta de passagem plena, a gaveta apresenta um furo central que permite o alinhamento junto à tubulação, liberando assim a passagem total do fluído de trabalho. Este tipo de válvula gaveta é aplicada em oleodutos, os quais são necessários dispositivos de limpeza, conhecidos como pig, que quando acionado por água ou produto de limpeza, desloca-se ao longo da tubulação em um movimento que combina rotação e translação, raspando a válvula internamente.
De forma similar aos movimentos do pig, existe outro dispositivo dotado de fonte radioativa, que pode detectar e posicionar ao longo da tubulação pontos de menor espessura que necessitam de reparo. Em geral os oleodutos são utilizados para o escoamento de mais de um produto, assim para a utilização de dois produtos diferentes, é necessário uma esfera de modo a definir as interfaces dos produtos de modo perfeito. Todos dispositivos mencionados acima exigem passagem plena junto às válvulas.
Conexões | Rosca NPT/BSP/SW/Flange |
Corpo | Aço Carbono/Aço Inox/Ferro Nodular |
Pressão | Até 2500 LBS |
Temperatura máxima | 600°C |
Diâmetros | de 1/2” a 12” |