Válvulas de Controle de Fluxo

Você está aqui:

06/03/2019

Na maioria dos circuitos de energia hidráulica e de ar, as válvulas são usadas para controlar a direção, a taxa e a pressão nas linhas de fluido. Existem muitos tipos diferentes de válvulas que podem ser usadas para obter esse controle, e cada válvula tem sua finalidade específica.

válvula controladora de vazão

Algumas válvulas podem regular o fluxo enquanto ainda permitem que ele passe por outra seção, enquanto outros tipos são projetados para simplesmente permitir que o fluxo passe, pare ou mude de direção.

Sua válvula de controle de fluxo tradicional terá uma abertura variável que pode ser fechada para diminuir a taxa de fluxo ou abrir para aumentar a taxa de fluxo.

Uma válvula de controle de fluxo oferece maior funcionalidade em comparação com uma válvula de controle tradicional, e elas podem permitir que você regule a pressão e o fluxo.

O que são válvulas de controle de fluxo?

Uma válvula principal de controle de fluxo em pneumática é regular a pressão ou o fluxo de um fluido. Como parte de um circuito pneumático, uma função de válvulas de controle de fluxo é reduzir a taxa de fluxo em uma seção específica, o que resulta em uma velocidade mais lenta do atuador.

Ele foi projetado para que o ar flua em uma direção, o que, por sua vez, permite o fluxo livre na direção oposta.

Algumas válvulas de controle de vazão podem funcionar para trás se houver uma válvula de retenção desviando para trás.

Existem diferentes tipos de válvulas de controle de fluxo, no entanto, e todos eles servem a um propósito diferente, dependendo do que a máquina pretende fazer.

Como funcionam as válvulas de controle de fluxo?

O fluxo é diretamente proporcional à velocidade e a pressão é diretamente proporcional à força. Se você aumentar o fluxo em um atuador , aumentará sua velocidade. Se você aumentar a pressão disponível, você aumentará a força disponível para isso.

O fluxo altera a velocidade de um atuador, a pressão altera a força de um atuador e a posição da válvula altera a direção de um atuador.

As válvulas de controle de fluxo funcionam exigindo um diferencial de pressão entre a montante e a jusante.

Uma válvula de controle de fluxo é conectada para controlar a pressão que sai do escape. Isso faz com que a pressão do ar expulse através de uma mangueira de conexão a uma taxa reduzida.

Assim, portanto, não vai exaurir diretamente e deve percorrer a válvula com uma resistência aumentada. É expulso extremamente lentamente, mas também é proporcionalmente controlado pela válvula de controle de fluxo.

Se você ajustar uma válvula de controle de fluxo, você notará que ela controlará a taxa de exaustão e a velocidade de extração do furo será controlada.

O ar que atravessa normalmente é colocado através do escape, no caso de usar uma válvula de controle de fluxo, força o ar a passar por um caminho de resistência. O ar só é permitido viajar em uma direção diretamente através de pressão total.

válvula controladora de vazão

Quando as pressões de ar viajam na direção oposta por um caminho de maior resistência, ela é controlada proporcionalmente por um controle de válvula. Isso reduz a quantidade de escape que está sendo expelida.

Diferentes tipos de válvulas de controle de fluxo

Como mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de válvulas de controle de fluxo, todas com finalidades diferentes. Dependendo de se a taxa de fluxo precisa ser regulada, acelerada, diminuída ou alterada em algum formato ou forma, um tipo diferente de válvula de controle será necessário.

Vamos dar uma olhada em alguns dos diferentes tipos de válvulas de controle de fluxo.

  • Válvulas de Controle Tradicionais

As válvulas de controle são válvulas usadas para controlar condições como fluxo, pressão, temperatura e nível de líquido, abrindo ou fechando total ou parcialmente. As válvulas de controle tradicionais são o tipo mais básico, e o controle de fluxo de uma válvula de controle tradicional é limitado a “totalmente aberto”, “totalmente fechado” ou “totalmente comutado” para um novo caminho de fluxo.

Válvulas de controle tradicionais são de design e capacidades simples. Alterar a direção, fluxo ou pressão durante a operação da máquina exigiria um circuito hidráulico complexo.

Cada direção, fluxo ou pressão desejada precisaria de uma válvula tradicional individual para controlá-la. Válvulas de controle direcional seriam um passo acima de uma válvula de controle tradicional e elas permitem que fluidos em caminhos diferentes de uma ou mais fontes.

Eles podem controlar a parada, partida e mudança na direção do fluxo de um meio de pressão.

  • Válvulas de Controle de Agulhas

Uma válvula de controle de agulha é uma válvula de controle variável que não é compensada por pressão. O fluido entrará e será forçado a fazer dois giros de noventa graus e há uma agulha na válvula no caminho do fluido.

Basicamente, cria um diferencial de pressão entre a montante e a jusante. Ao variar o quanto a agulha está dentro ou fora do caminho do fluxo, você pode alterar a taxa de fluxo que passa por lá, controlando o tamanho do orifício para permitir mais ou menos substância.

Uma das maiores deficiências da válvula de agulha é que ela restringe a taxa de fluxo em ambas as direções. Quando você usa uma válvula de agulha para controle de velocidade de um pistão de um cilindro de ar em movimento para a frente, ele também irá restringir o movimento no curso de retorno.

  • Válvulas de esfera

Esses tipos de válvulas de controle de fluxo têm uma esfera perfurada, oca e pivotante que é usada para controlar o fluxo. Ele se abre quando o buraco da bola se alinha com o fluxo e fecha quando ele é girado 90 graus por meio do manípulo da válvula.

Esses tipos de válvulas de controle de fluxo são muito confiáveis ​​e duráveis, mesmo depois de passar por muitos ciclos.

  • Válvulas De Borboleta

Válvulas Borboleta são usadas com a finalidade de regular ou isolar o fluxo. Tem um princípio de operação semelhante a uma válvula de esfera, no sentido de que ela é projetada para um desligamento rápido, se necessário.

Existe um disco localizado no centro do tubo e uma haste conectada a um atuador que é passado pelo disco. Com válvulas borboleta, o disco está sempre presente no fluxo.

Isto significa que uma queda de pressão é sempre induzida no fluxo, independentemente do posicionamento da válvula.

  • Válvula global

Este tipo de válvula é projetado para regular o fluxo em uma tubulação. Tem um assento de anel estacionário e tem um elemento do tipo disco que é conhecido como um plug.

O nome é derivado de sua forma de corpo esférica anteriormente típica e tem duas metades do corpo que são separadas por um defletor interno . Eles são comumente usados ​​é encanamento e podem ser usados ​​para o fluxo superior.

Esses tipos de válvulas são usados ​​em aplicações que exigem operação e regulagem frequentes e estão sempre invertidas.