Uma válvula de esfera é uma válvula de fechamento que controla o fluxo de um líquido ou gás por meio de uma bola rotativa com um furo. Ao girar a bola um quarto de volta (90 graus) em torno de seu eixo, o meio pode fluir ou ser bloqueado. Eles são caracterizados por uma longa vida útil e oferecem uma vedação confiável ao longo da vida útil, mesmo quando a válvula não é usada por um longo tempo. Como resultado, eles são mais populares como uma válvula de fechamento do que, por exemplo, a válvula de gaveta. Além disso, eles são mais resistentes a meios contaminados do que a maioria dos outros tipos de válvulas. Em versões especiais, válvulas de esfera também são usadas como válvula de controle. Essa aplicação é menos comum devido à precisão relativamente limitada do controle da vazão em comparação com outros tipos de válvulas de controle. No entanto, a válvula esfera também oferece algumas vantagens aqui. Por exemplo,
A válvula Esfera pode ter duas, três ou até quatro portas (2 vias, 3 vias ou 4 vias). A grande maioria das válvulas esfera são bidirecionais e operadas manualmente com uma alavanca. A alavanca está alinhada com o tubo quando a válvula é aberta. Na posição fechada, a alça é perpendicular ao tubo. As válvulas de esfera operadas manualmente podem ser fechadas rapidamente e, portanto, existe o risco de golpe de aríete com meios de fluxo rápido. Algumas válvulas de esfera estão equipadas com uma transmissão. As válvulas de 3 vias têm um furo em L ou em T. Como resultado, várias funções do circuito podem ser alcançadas, como distribuição ou mistura de fluxos. Na imagem abaixo, as funções de circuito de válvulas de esfera de 3 vias são mostradas esquematicamente.
A montagem do alojamento da válvula pode ser dividida em três modelos comumente usados: carcaças de uma peça, duas peças e três peças. A diferença é como a válvula é montada e isso afeta as possibilidades de manutenção ou reparo. A operação das válvulas é a mesma em cada modalidade.
Descrição da Válvula Esfera.