Pressostato, como funciona e suas características

Você está aqui:

Pressostato, como ele funciona?
Um pressostato mecânico, tambem conhecido como interruptor  de pressão diferencial é um dispositivo que utiliza uma pressão do fluxo,  diferencial para acionar um interruptor elétrico em um ponto de atuação predefinido. Pressostato pode ter a diferença entre duas pressões positivas ou duas negativas, uma de cada, ou uma pressão positiva e atmosférica ou uma pressão negativa e atmosférica. O interruptor elétrico pode ser usado para iniciar ou parar motores ou ventiladores, abrir ou fechar amortecedores ou venezianas, acender um sinal de advertência, soar alarmes, etc.

O Pressostato mecânico diferencial,  são construídas exclusivamente para diferenciais de pressão de fluxos continuo, variando de 0,01 "de coluna de água a 50 psig. Uma ampla seleção de modelos de fluxostato com pressão de precisão variado  é oferecida dentro dessas faixas.

Como Pressostato trabalha?
A seção transversal mostra um típico interruptor de pressão diferencial Dwyer. Alguns modelos empregam outros métodos de transmissão do movimento do diafragma para o botão do interruptor elétrico.

Quando ocorre uma mudança na pressão diferencial entre os dois lados do diafragma, o diafragma com mola se move, transmitindo uma força para um interruptor de pressão. A chave pode ser projetada para atuar aumentando ou diminuindo a pressão diferencial.

O movimento do diafragma é resistido por uma mola calibrada. Esta mola determina a faixa de pressão diferencial dentro da qual o movimento do diafragma acionará o interruptor elétrico. O ponto de atuação é definido ajustando a compressão ou tensão da mola.

DESENHO ESQUEMATICO PRESSOSTATO

PRESSOTATO MECÂNICO

 

O que é a banda morta, no pressostato?
Quando ocorre uma mudança na pressão do fluxo (ou diferencial de pressão), fazendo com que o diafragma do fluxostato se mova e acione a chave, parte dessa pressão deve ser removida antes que a chave seja reiniciada para outro ciclo.

A banda morta é a pressão que deve ser removida antes que a chave do fluxostato seja redefinida para outro ciclo, após o ponto de ajuste ser alcançado e a chave ser acionada.

A banda morta é inerente a um interruptor instantâneo. Isso resulta de duas coisas: a regulagem da mola do range do fluxostato, no ponto de ajuste do fluxostato escolhido e o curso de desativação da alavanca do interruptor. Assim, a banda morta é diferente em cada ponto de ajuste. Quando o ponto de ajuste está na extremidade inferior da faixa do pressostato, a banda morta é mínima. Por outro lado, quando o ponto de ajuste está na extremidade mais alta da faixa do pressostato, a banda morta é máxima. Por exemplo:   Um interruptor de pressão é configurado para atuar quando uma pressão diferencial crescente atinge 3-1 / 2 "wc Quando a pressão diferencial no sistema sendo monitorado aumenta para 3-1 / 2" wc, o fluxostato atua e faz com que uma ação corretiva ocorra . A pressão diferencial então começa a cair. O interruptor permanece acionado, entretanto, até que a pressão diferencial caia para aproximadamente 2,4 "wc. Essa diferença de 1,1" wc é a "banda morta". É a sobreposição ou diferença de pressão entre o ponto de ajuste em que a chave atua quando a pressão aumenta e o ponto em que a chave é redefinida quando a pressão cai.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PRESSOSTATO.

Como ajustar um Pressostato de pressão?

Para um pressostato mecânico, gire a porca no sentido horário para aumentar e no sentido anti-horário para diminuir o ponto de comutação. Um interruptor de pressão elétrico possui um teclado para ajustes.

Como testar um Pressostato de pressão?

Desconecte a energia elétrica do interruptor de pressão e conecte o multímetro a seus terminais. Para uma chave normalmente aberta, o multímetro deve ler circuito aberto. Ligue o circuito para permitir que a pressão do fluido entre no interruptor de pressão. Se o multímetro não ler 0 ohms, substitua a chave. Oposto para um interruptor normalmente fechado.

O que um Pressostato de pressão faz?

Um Pressostato de pressão monitora a pressão do fluido do sistema e abre ou fecha uma conexão elétrica com base em um nível de pressão predefinido.

Como saber se um Pressostato de pressão está ruim?

O Pressostato de pressão pode ter problemas se o fluido estiver vazando, a pressão estiver muito baixa, a pressão mudar com muita frequência e a pressão de ajuste inicial incorreta.

Como funciona um Pressostato de pressão mecânico?

Quando a força da pressão de entrada é maior do que a força pré-tensionada da mola, ela troca o contato elétrico. Um contato NF se abrirá e um contato NA se fechará. Assim que a pressão for reduzida, os contatos voltarão ao estado normal.

Qual é a diferença entre um Pressostato  mecânico de pressão e um sensor de pressão?

O Pressostato mecânico de pressão opera como interruptor elétricos em um nível de pressão predefinido, a propria pressão move a chave de  contato, abrindo ou fechado o contato eletrico conforme pressão definida, enquanto os sensores de pressão leem a pressão do sistema e a convertem em um sinal elétrico.

SEGUE NOSSA LINHA PRESSOSTATO MECÂNICO: 


PRESSOSTATO P530

PRESSOSTATO P503

 

ESPECIFICAÇÕES:
• Fluído: Ar, Água e Gases Inertes.
• Temperatura de Trabalho: -10 Cº ~ 100 Cº
• Suporte padrão para todos os modelos
• Pressostato para aplicação Universal

 

  125 VAC 250 AC
CORRENTE NÃO INDUTIVA 20 A 10 A
CORRENTE INDUTIVA CORRENTE TRABALHO 15 A 8 A
CORRENTE MAXIMA TRABALHO  72 A

desenho pressostato 1

desenho pressostato 2

desenho pressostato 3

 Modelo de fluxostato e seus range de trabalho 

MODELO RANGE (BAR) DIFERENCIAL (BAR) FATOR AJUSTE (BAR) PRESSÃO MAXIMA (BAR)
MIN MAX MIN MAX ABERTO FECHADO
 HLP503 -0,5  0,35  1,5 2 1 16,5
 HLP506 -0,5 0,6   4 16,5 
 HLP506M -0,5 ≤1 Manual Reset 16,5 
 HLP110 1 10  1 3 5 16,5 
 HLP516 3 16  1 10  33 
 HLP520 5 20 2 16  13  33 
 HLP530D 5 30  3 10 20  15  33 
 HLP530 6 30  3-5 (FIXO)    20  15~17  33 
HLP530M 6 30  ≤4 20 20  Manual reset  33 
HLPADAPTER - ADAPTADOR DE 1/4 MACHO OPCIONAL

 

Faça um Orçamento

*Campos obrigatórios